Dia Nacional de Mobilização contra o ENADE

A Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (FENEA), reafirmando sua luta em defesa da educação pública, universal, gratuita e de qualidade e contra o projeto de mercantilização e privatização da educação brasileira, retoma seu acúmulo histórico no debate crítico e na mobilização contra o ENADE/SINAES e vem somar-se à Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social (ENESSO) na construção do Dia Nacional de Mobilização contra o ENADE, no próximo dia 24 de novembro.

Nas últimas edições em que o exame foi aplicado aos cursos de Arquitetura e Urbanismo – 2008 e 2011 – a FENEA promoveu amplas discussões sobre esse modelo de avaliação realizado pelo governo federal e organizou expressivas campanhas pelo Boicote. No ano de 2014, faremos novamente a prova, portanto é necessário continuar o aprofundamento dessa discussão dentro do movimento estudantil de Arquitetura e Urbanismo. O diálogo com estudantes de outras áreas e outros setores mobilizados em favor do ensino público e de qualidade poderá, sem dúvida, contribuir para qualificar o debate e a leitura sobre as estratégias de enfrentamento ao ENADE.

Entendemos o ENADE/SINAES como instrumento que atua no sentido contrário da educação que queremos, pois não avalia de fato os cursos, não respeita as regionalidades, e fundamenta-se nos princípios da competição entre os indivíduos e entre as instituições, da meritocracia e da culpabilização da vítima. Dessa forma, constitui uma peça fundamental do processo de desmonte da educação pública e gratuita no Brasil, que serve exclusivamente aos interesses de acumulação de lucro dos grandes conglomerados educacionais privados.

Nesse sentido, a FENEA convoca todos os estudantes de Arquitetura e Urbanismo do país a somarem-se à mobilização no dia da prova, 24 de novembro de 2013, e a comporem os espaços de debate do movimento estudantil de Arquitetura e Urbanismo para, juntos, traçarmos as estratégias de luta contra o ENADE para o ano de 2014.

Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo do Brasil - Gestão 2013/2014

Clique aqui para acessar a Convocatória para o Dia Nacional de Mobilização contra o ENADE.

Clique aqui para baixar a Cartilha da ENESSO de mobilização contra o ENADE.

Comments