Em 24 de Julho de 2005, estudantes de Arquitetura de todo o Brasil presentes na Plenára Final do XXIX Encontro Nacional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo, realizado na cidade de São Paulo, posicionaram-se contra o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - ENADE. Naquele momento, entre as muitas críticas feitas ao novo “provão”, o que talvez mais preocupava era a criação de um ranking com a divulgação das notas. Anunciava-se um cenário onde os resultados do ENADE seriam utilizados como propaganda, para as universidades comprometidas com um ensino mercadológico. Temia-se que a competição por prestígio e por dinheiro gerada pelo exame fosse mais um passo dado na direção da privatização do ensino público e um reflexo da falta de comprometimento do governo federal, em ser o provedor de uma universidade democrática e de qualidade. Passado dois anos, vimos as preocupações se tornarem uma realidade inquestionável. Ao andar pelos corredores de nossas universidades e vivenciar seu dia a dia, observamos instalações inadequadas, falta de professores e desmandos administrativos. Instituições dignas das necessidades da população brasileira, apenas nos out-doors. Foi com este sentimento que, em 29 de Junho de 2007, no XXXI Encontro Nacional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo, na cidade de Florianópolis, decidimos pela adesão da FeNEA à Frente de Luta Contra a Reforma Universitária e pelo total apoio ao Boicote ao ENADE. Com o objetivo de informar os motivos que levam estudantes e professores de diversas áreas e cantos do país a carregarem esta bandeira, a FeNEA tem o prazer de lançar um caderno especial sobre o ENADE e tudo que cerca este evento. Encontraremos aqui o conceito por trás da Reforma Universitária, a opinião do ANDES - Associação Nacional dos Docentes na Educação Superior, as dúvidas sobre como proceder na hora da prova e as conseqüênciais em se optar ou não por fazê-la. Mais do que um instrumento de conscientização, esperamos que este caderninho seja capaz de transmitir ao leitor todo o sentimento de revolta, inconformismo e ao mesmo tempo de esperança que nos impulsiona. Uma boa leitura a todos. |
Lista dos Centros e Diretórios Acadêmicos que aderiram ao Movimento Nacinal de Boicote ao ENADE (Arq. e Urb.):
DARQ - Diretório Acadêmico de Arquitetura e Urbanismo da UNIFACS (Salvador - BA) CACAU - Centro Acadêmico do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora - MG)
DACA - Diretório Acadêmico do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFF (Universidade Federal Fluminense - RJ)
CAFAU - Centro Acadêmico da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ) CRIAR - Centro Representativo Independente de Arquitetura e Urbanismo da UFS (Universidade Federal de Sergipe - SE) DACAU - Diretório Acadêmico do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria - RS)
DEAU - Diretório dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo da UFAL (Universidade Federal de Alagoas) CAAU - Centro Acadêmico de Arquitetura e Urbanismo do UGB (Centro Universitário Geraldo di Biase - Volta Redonda/RJ)
Se seu CA/DA aprovou o calendario da FeNEA, ou apenas a realização da campanha para o boicote, envie um e-mail pra
boicote.enade@fenea.org (Página em construção » 22/10/2008) |