GT Pesquisa‎ > ‎

Publicações e ISBN

A FeNEA, desde 2007, tem registro de Editora e pode fazer publicações oficiais com ISBN. Com isso, os anais dos CICAUs podem ser registrados, catalogados, melhor arquivados nas bibliotecas e, assim, mais valorizados. Além dos anais, podem ser feitas outras publicações.

Sobre estes assuntos se dedicará esta parte do GT. É preciso pensar, desenvolver, experimentar e trazer para a realidade esta possibilidade de publicações oficiais, reconhecidas pelo meio científico, acadêmico e, porque não, social de modo geral.

Segue uma explicação sobre ISBN, retirada do site da Agencia Brasileira do ISBN:

"O QUE É ISBN ?

O ISBN - International Standard Book Number - é um sistema internacional padronizado que identifica numericamente os livros segundo o título, o autor, o país, a editora, individualizando-os inclusive por edição. Utilizado também para identificar software, seu sistema numérico é convertido em código de barras, o que elimina barreiras lingüísticas e facilita a sua circulação e comercialização.

Criado em 1967 por editores ingleses, passou a ser amplamente empregado tanto pelos comerciantes de livros quanto pelas bibliotecas, até ser oficializado, em 1972, como norma internacional pela International Standard Organization - ISO 2108 - 1972.

O sistema ISBN é controlado pela Agência Internacional do ISBN, que orienta, coordena e delega poderes às Agências Nacionais designadas em cada país. A Agência Brasileira, com a função de atribuir o número de identificação aos livros editados no país, é, desde 1978, a Fundação Biblioteca Nacional, a representante oficial no Brasil.

O fundamento do sistema é identificar um livro e sua edição. Uma vez fixada a identificação, ela só se aplica àquela obra e edição, não se repetindo jamais em outra. A versatilidade deste sistema de registro facilita a interconexão de arquivos e a recuperação e transmissão de dados em sistemas automatizados, razão pela qual é adotado internacionalmente. O ISBN simplifica a busca e a atualização bibliográfica, concorrendo para a integração cultural entre os povos."

Uma publicação com ISBN é registrada e catalogada na Biblioteca Nacional, tornando-se mais fácil sua identificação. Com isso, tomando os anais dos CICAUs como exemplo, podem ser distribuídas cópias nos Cursos de Arquitetura e Urbanismo e estas comporem o acervo de suas bibliotecas, promovendo os CICAUs e contribuindo com a Pesquisa na formação em Arquitetura e Urbanismo.
Links:

Fundação Biblioteca Nacional

Agencia Brasileira do ISBN

CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico)

CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior)

Domínio Público (Biblioteca Digital em Software Livre)

Portal Periódicos (Portal Brasileiro da Informação Científica)



Sobre ISBN para os anais do CICAU
Comments