III Concurso Nacional de Idéias sobre a Reforma Urbana

Baseando-se em fontes da UNESCO e IBGE – Censo 2000, é sabido que mais de 80% da população brasileira é urbana, e grande parte dessa população vive em condições sub-humanas nas cidades.

Os dados oficiais apontam mais de 7 milhões de famílias sem casa e mais de 10 milhões que moram de forma precária, em áreas sem infra-estrutura urbana e saneamento ambiental e 83 milhões não são atendidos com pelo menos um dos serviços públicos (abastecimento de água, esgotamento sanitário, coleta de lixo e energia elétrica). É a população empobrecida do país a penalizada, que sofre com a insuficiência e com a baixa qualidade dos serviços públicos, que adoece e que não tem atendimento pois faltam médicos, medicamentos, postos e hospitais públicos. E que não consegue trabalho e, quando consegue, é longe de casa, o salário é baixo, o transporte urbano é precário e caro.

Participar de iniciativas e movimentos que buscam a construção de uma outra sociedade deve fazer parte do cotidiano de cada um de nós. A luta pela construção dessa nova sociedade, passa pela defesa de cidades mais justas, igualitárias e democráticas.

O objetivo Concurso Nacional de Idéias é estimular os futuros arquitetos e urbanistas brasileiros a propor a melhoria da qualidade de vida dos habitantes menos favorecidos das suas cidades mediante a elaboração de idéias imaginativas e inovadoras levando em conta as reais necessidades de um entorno por eles escolhido.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Terceira edição
ENEA BH - 2009

 
III Concurso Nacional de Idéias para Reforma Urbana
 

O julgamento foi realizado no dia 28 de julho, no Mineirinho, durante o ENEA BH. A Comissão Julgadora foi formada pela arquiteta Jurema Marteleto Rugani, da FNA, pelo arquiteto Marco Aurélio, e pela arquiteta Alice Viana de Araújo.


Os premiados são:

Primeiro Lugar (1.500,00 reais): Ziâni Barbosa da Costa,Antônio Augusto Torronteguy, Maurício Krebs Beck - CAU/UNIFRA - ECO PARQUE NATAL -
trabalho 008
Segundo Lugar (1.000,00 reais): César Batista de Godoy - DAU/UFV - BRÁS - trabalho 018
Terceiro Lugar (500,00 reais): João Victor Pinheiro de Oliveira - EAU/UFF - NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS/ SÃO GONÇALO- trabalho 010

Menções honrosas:
Miguel Cassanta Gavioli, Matheus Jaskulski Maia - CAU/UNIFRA - VILA NATAL/ VILA NOAL -
trabalho 011
João Paulo Oliveira Huguenin, Gisele Teixeira Antunes, Arianny Sampaio Garcia - EAU/UFF - FAZENDA DOS MINEIROS - trabalho 013


Agradecemos ao alto nível de todos os trabalhos apresentados, e principalmente a participação de todos.