História‎ > ‎

Hoje

A FeNEA é uma entidade pública sem fins lucrativos, sem filiação partidária, livre e independente de órgãos públicos e privados, que hoje congrega mais de 50.000 estudantes de graduação em Arquitetura e Urbanismo, de mais de 214 instituições de ensino superior, e os representa perante órgãos governamentais e entidades de área.

Tem como objetivos:

  • representar os interesses dos estudantes de arquitetura e urbanismo e lutar por um ensino de qualidade, através de uma discussão participativa e democrática.
  • congregar e ampliar a participação dos estudantes enquanto cidadãos e futuros profissionais, na busca de uma formação criativa, inovadora, solidária, coletiva, humana e comprometida com questões político-sociais.

O trabalho da FeNEA é desenvolvido em gestões de um ano, as diretorias eleitas em Plenária Final de ENEA formam o corpo executivo da Federação e devem seguir as diretrizes lançadas pelos estudantes e entidades estudantis na Plenária e no CoNEA de transição. Essas diretrizes servem de base para o desenvolvimento de todo o trabalho da gestão.

A FeNEA é a união de todos os estudantes de Arquitetura e Urbanismo do país, a coordenação local da FeNEA é o seu Centro ou Diretório Acadêmico e você é tão responsável por ela quanto qualquer um.

Conselhos

Os Conselhos de Entidades Estudantis de Arquitetura e Urbanismo, CoNEAs – Conselhos Nacionais e CoREAs – Conselhos Regionais são destinados às discussões e deliberações dos trabalhos e posicionamentos da Federação. Acontecem regularmente ao longo do ano, sendo livre a participação de todos os estudantes.

Diretorias

As Diretorias da FeNEA são divididas e funcionam da seguinte forma:             

Diretoria Geral: responsável pela coordenação e supervisão dos trabalhos da Federação, assim como da relação entre as demais diretorias.

Diretoria Regional: responsável pela relação da FeNEA e as entidades que compõem sua base, os CAs e DAs. O trabalho das Diretorias Regionais é fundamental para que a representação da FeNEA esteja cada vez mais próxima ao estudante.

Diretoria de Finanças: responsável pelo controle financeiro da FeNEA, desde a cobrança de anuidade aos CAs e DAs, até a captação de recursos.

Diretoria de Relações Externas – DRE: responsável por representar a Federação frente a outras entidades estudantis como Executivas de curso, UNE, COLEA – Coordenadoria Latino Americana de Estudantes de Arquitetura, etc, até as entidades profissionais ligadas a Arquitetura e Urbanismo, como IAB, CREAs, FNA, etc.

Diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão – DIEPE: como o nome já diz, é responsável pelas discussões e projetos relacionados ao ensino, pesquisa e extensão em arquitetura e urbanismo, e diálogo permanente com entidades como o MEC – Ministério da Educação e Cultura e a ABEA – Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo.

Diretoria de Documentação e Informação – DDI: responsável por documentar e informar todos os trabalhos e projetos da FeNEA, assim como a produção e manutenção desses informativos, como jornais, cartilhas, o site da FeNEA e outros materiais de divulgação.