leste‎ > ‎

coreavicosa




21 de agosto de 2013

Entre os dias 15 e 18 de agosto, nos reunimos em Viçosa (MG) para realizar o IV Conselho Regional de Entidades Estudantis de Arquitetura e Urbanismo. Estiveram presentes estudantes de seis universidades (UFV, UFMG, UFJF, UFSJ, UFRJ e UFF).

Como não havia sido marcado no último CoREA, em Vitória (ES), data e local para este Conselho subse-quente e como as diretorias estiveram focadas na organização do ENEA Maringá e do SeNEMAU Porto Alegre nos dois últimos meses, foi tudo meio corrido e só se conseguiu confirmar uma data e um local com cerca de duas semanas de antecedência, o que dificultou um pouco a participação de muitas pessoas.

Entretanto, contamos com o apoio fundamental do pessoal do CACAU – UFV, que correu atrás de tudo em cima da hora e possibilitou que a gente realizasse um lindo Conselho (obrigado, pessoal!). Ficamos alojados no Sítio da Amana (UFV) onde também ocorreu a maior parte dos turnos, especialmente os da noite. O sítio fica no Palmital, zona rural de Viçosa, pertinho da cidade e da universidade. O lugar era maravilhoso e todos ficaram muito encantados. A maior parte da boa energia que tivemos no Conselho se deve, com certeza, ao local escolhido. Tivemos também alguns turnos no DAU – UFV, e no sábado fizemos uma visita e algumas atividades em uma Ecovila, também no Palmital.

Rolou, rolou!

Para saber mais sobre tudo o que rolou e o que foi decidido neste CoREA, veja o relato completo clicando aqui.




9 de agosto de 2013

Vai acontecer de 15 a 18 de agosto, em Viçosa (MG), o quarto CoREA dessa atual gestão. Marcamos esse encontro com pouca antecedência, pois infelizmente no último CoREA, em Vitória, não tinha ficado definido a data nem o local do próximo. Além disso, a Federação esteve bastante envolvida nos últimos dois meses com a organização do ENEA Maringá e do SeNEMAU Porto Alegre, por isso só na última semana conseguimos a confirmação de um local que pudesse receber o Conselho.

Temos que agradecer o grande apoio da galera do CACAU, da Universidade Federal de Viçosa, que toparam nos ajudar na organização. Para realizar os turnos, vamos poder usar o espaço do Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAU) da universidade e ainda contar com a infra do Centro Acadêmico, principalmente para usar o projetor e a tela. Já para dormir, vamos ficar em um sítio a mais ou menos 15 minutos da UFV. Como não tem lugar pra todos na casa, é importante levar barraca, saco de dormir, colchão e tudo mais. No sítio devem acontecer também os turnos da noite e os momentos lúdicos...

O CoREA vai começar na quinta-feira a tarde, mas quem quiser já pode ir chegando lá no DAU desde de manhã. Além daqueles momentos já habituais como CA/DA e EMAU, estamos propondo um espaço diferente dentro do Conselho: o "Filme + Debate + Doce de leite". A idéia é discutir algumas das bandeiras da Federação, especialmente aquelas expostas no Manifesto das Araucárias. Para isso, convidamos todos a assistir alguns documentários temáticos bem interessante e participar de um bate papo logo em seguida, pra aprofundar a discussão. Tudo acompanhado de muito doce de leite, afinal, estaremos em Viçosa!

Confira aqui a programação completa.


No primeiro dia, vamos tratar do tema da atuação profissional, isto é, pra que parcela da população o arquiteto está voltado. Vamos assistir o documentário Capacetes Coloridos, que mostra a diferença entre duas realidades diferentes do mundo da construção: um canteiro de obras tradicional contrastando com o modelo de mutirão auto-gerido. Vamos pensar de que forma o arquiteto pode atuar em realidades diversas, universalizando o acesso da população pobre à sua profissão, além de refletir sobre o papel do ensino, pesquisa e extensão universitários para a formação deste profissional. Quais poderiam ser, por exemplo, os benefícios da implementação da residência técnica obrigatória para o nosso curso?

No segundo dia, faremos um debate sobre a questão da moradia no país. Vamos debater sobre o déficit e a política habitacional no país: por que programas como o Minha Casa Minha Vida são insuficientes e inadequados para solucionar esta questão tão relevante? Como ponto de partida, vamos assistir o documentário Leva, que mostra as ocupações de edifícios abandonados na zona central de São Paulo pelos movimentos de sem-tetos e de luta pela moradia.

Finamente, o documentário Impasse, que trata das manifestações contra o aumento da tarifa de transportes ocorridas em 2010 na cidade de Florianópolis (SC). Vamos debater porque a mobilidade urbana se tornou o tema central das jornadas de junho e qual a sua importância para a garantia do direito a cidade. Vamos trocar uma idéia também sobre a tarifa-zero, conhecer melhor o projeto e entender porque ele pode ser importante para a pauta da Reforma Urbana nos dias de hoje.

Convidamos todos a participarem do CoREA Viçosa e enriquecer as discussões, contribuindo com a realidade de sua cidade, de sua escola. Você participou das mobilizações? Tem feito debates sobre isso ou sobre esses temas na sua faculdade? Vamos trocar as nossas experiências e fortalecer a articulação do movimento estudantil de arquitetura.

Para participar basta preencher a lista de presença com os seus dados.

Esperamos todos quinta-feira em Viçosa!!!


Links:

Lista de presença (google docs)



Ċ
Vítor Halfen,
10 de ago de 2013 18:57
ą
Vítor Halfen,
21 de ago de 2013 15:00
ą
Vítor Halfen,
10 de ago de 2013 18:58
Ċ
Vítor Halfen,
21 de ago de 2013 15:01
Comments