Regional Nordeste
Histórico
Lista de faculdades
Diretoria
Contato NE

A Regional Nordeste é composta atualmente por 49 escolas de Arquitetura e Urbanismo de nove estados:  Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão.

Seu trabalho mais recente tem como objetivo conhecer os novos cursos que estão surgindo, sobretudo em faculdades no interior da região, tornando possível um maior alcance dos projetos aqui realizados.

Para saber um pouco mais sobre a história da Regional Nordeste, saber dos projetos que já foram desenvolvidos, as pessoas que já passaram pela diretoria, etc basta acessar a página Histórico


Catalogamos todas os cursos de Arquitetura e Urbanismo da Regional Nordeste e hoje somos compostos por 49 IES e 85 cursos, reunindo aproximadamente 40 mil estudantes! Para ter acesso a lista completa, incluindo os Centros e Diretórios Acadêmicos e EMAUs, acesse a página Lista de Faculdades. 


O Mambembe é um modelo de evento construído nos moldes das oficinas de teatro itinerantes, comuns no Nordeste do Brasil. Elas costumam ser organizações independentes, simples e despretensiosas, que visitam as mais diversas cidades mostrando e suas realizações aprendidas empiricamente; dessa forma modificando, mesmo que por breves instantes, avida e a realidade daquela pequena localidade e dos seus habitantes.

Neste projeto, faculdades de dois ou mais estados se encontram em uma cidade anfitriã também participante do projeto, a fim de realizar uma produção em conjunto com base nos resultados obtidos durante a realização do evento. 

O Mambembe tem como objetivo promover um diálogo entre o estudante e sua cidade, conhecendo-a e contestando-a através da criação de um olhar crítico; e a expansão dessa nova visão para os visitantes de forma a ir além da simples visão do turista. Essa convivência finda por articular as faculdades do nordeste pela troca de experiências e conhecimentos inevitável no decorrer do evento.

Quer puxar um Mambembe para a sua cidade? Conheça mais sobre o projeto aqui. 

Em 2014, os Mambembes acontecerão nas cidades de Arapiraca (mini-regional 1), Natal (mini-regional 2) e Fortaleza (mini-regional 3). 

Facebook Facebook


 

Você já conhece o projeto EMAU?

EMAU significa Escritório modelo de Arquitetura e Urbanismo e é um projeto de Extensão Universitária unida à pesquisa e ao processo de graduação. Esse escritório surge da discussão a respeito da vivência e das práticas dos estudantes de Arquitetura durante a graduação, com a finalidade não só de completar a educação universitária, mas também para afirmar um compromisso com a realidade social da comunidade onde a universidade está inserida.

A Regional Nordeste conta, atualmente, com cinco escritórios modelo. Que tal saber um pouco mais sobre os EMAUs e, quem sabe, abrir um na sua faculdade? Você pode também conversar com os membros dos EMAUs existentes tirar dúvidas, basta clicar no logo de cada escritório.

Facebook  
Facebook  
Facebook  
Facebook
Facebook





Encontros são os maiores e mais conhecidos projetos idealizados, organizados e promovidos pela FeNEA, possuem um caráter amplo por abordarem temas relativos a arquitetura e urbanismo, assim como seu ensino, pesquisa e extensão. 

Eles têm como principal objetivo promover a troca de experiências e o debate entre os estudantes de arquitetura e urbanismo do país, e por serem momentos de grande concentração de pessoas, o resultado desse convívio não poderia ser diferente: um grande diálogo vivo, frutífero e aberto entre os diferentes estudantes e suas diferentes culturas e realidades.

O próximo encontro acontece na cidade de Pedro II, no estado do Piauí. A comissão organizadora teve o seu projeto escolhido pelos estudantes presentes no EREA Jampa 2014, que aconteceu em Janeiro desse ano. 

Para conhecer um pouco mais sobre este e os outros encontros que já aconteceram, acesse a página Histórico. 

  



Ċ
Thiago Melo,
25 de fev de 2013 05:10