A Regional Norte é composta pelos seguintes estados: AC, AM, AP, PA, RO e RR. Sua administração ficava a cargo de apenas 2 diretores regionais responsáveis por um grande número de estudantes.
    No intuito de tornar mais eficiente o contato entre as escolas, a Regional Norte, tem no Projeto DEA (Dia do Estudante de Arquitetura) seu principal evento articulador a nível estadual reunindo os estudantes de arquitetura para debater problemáticas locais e falar sobre a FeNEA. É neste espaço  onde são incentivados a criação dos CAs (Centro Acadêmico de Arquitetura e Urbanismo) e EMAUs (Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo) através da troca de experiencia e conversas com os estudantes. 
    Tem nos  CoREA's (Conselho Regional de Entidades de Arquitetura e Urbanismo), SeRES (Seminário Regional de Ensino) e EREA's (Encontro Regional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo) seus principais momentos deliberativos. Além de movimentar, instigar e reunir um grande numero de estudantes a nível regional estes eventos tem como principal objetivo deliberar o plano de gestão de forma que os estudantes possam opinar em conjunto.  (João Dutra - 2017)

Vem forte que nos somos do norte!
https://www.facebook.com/FeNEANorte
    A proximidade geográfica e o contato entre as Faculdades de Arquitetura e Urbanismo do Norte possibilitou a subdivisão em Mini Regionais, durante o COREA Porto Velho 2015,  ampliando a articulação entre as escolas e seus estudantes. 
Mini Regional 1:  Amapá e Pará com 8 Universidades; 
Mini Regional 2:  Amazonas, Roraima e Santarém¹ com 09 Universidades
Mini Regional 3: Acre e Rondônia com 09 Universidades. 
Totalizando 26 instituições de Ensino Superior credenciadas junto ao MEC.

    Esta divisão regional fortaleceu a integração entre os estados e incentivou o deslocamento para eventos a exemplo dos estados do Acre e Rondônia em 2015 para o DEA Rio Branco;
    Estabeleceu a rotatividade entre as mínis-regionais para a realização do Encontro Regional de Arquitetura e Urbanismo - EREA a partir de 2016 com exceção a Estados e Cidades que não foram sedes do evento anteriormente;
    Permitiu que os e as estudantes levassem pautas comuns de debates de suas cidades considerando fatores culturais, geográficos, urbanos, acadêmicos dentre outros.
¹Cidade do Estado do Pará com proximidade Geográfica maior com Manaus devido a possibilidade de deslocamento e migração da população.

(João Dutra - 2017)


https://www.facebook.com/events/173980736575766/






Comments