Notícias


Adiado o FENEX Salvador

postado em 3 de jan de 2009 07:35 por Yuri Oliveira   [ 4 de jan de 2009 07:49 atualizado‎(s)‎ ]

O FENEX - Fórum de Executivas e Federações de Curso, que aconteceria nos dias 20 e 21 de dezembro último foi adiado. Ainda será divulgada a nova data, mas existem dúvidas sobre quando e onde acontecerá. O previsto é a segunda quinzena de janeiro.

 Uma das propostas é que aconteça em paralelo à VI Bienal de Cultura, que também será em Salvador nos dias 20 a 25 de janeiro. A informação vem do representante da Coordenação Nacional dos Estudantes de Psicologia (CONEP), uma das executivas responsáveis, Marcelo Tourinho, quando procurado por um dos diretores da FeNEA. "Será uma forma de potencializarmos a participação dos estudantes de todo país no Fórum" - diz Marcelo por telefone, pontuando que a bienal é o principal motivo da mudança.

 Outra proposta seria do acontecimento do FENEX não em paralelo à Bienal, e sim ao Fórum Social Mundial, em alguns dias entre 27 de janeiro e 1º de fevereiro de 2009, e na cidade de Belém do Pará. Talvez fosse até mais coerente, se a mudança não fosse tão destoante à deliberação em Vitória – ES.

O impasse deverá ser resolvido até dia 10 próximo.

Aos "feneantes" que ainda não então por dentro da pauta, a noticia pode chegar como possibilidade de busca ao conhecimento. Vale ressaltar que há pontos muito relevantes para os estudantes de arquitetura: como o balanço do boicote ao ENADE, que foi executado "ontem" na arquitetura e urbanismo, o aprofundamento das discussões sobre as universidades pagas, ou a Campanha Contra a Criminalização dos Movimentos Sociais, visto que inclusive a FeNEA discute a criação de uma diretoria relacionada a esse último ponto.

A manifestação sobre as Fundações Estatais de Direito Privado merece muito destaque. Segundo
Sara Granemann, doutorado pela UFRJ, professora da ESS/UFRJ, a educação também poderá ser atingida na reforma, o que deverá afetar os paradigmas do movimento estudantil mais veementemente, principalmente nas públicas.

Importante também será a discussão sobre a reorganização do movimento estudantil, algo bem conjuntural. O FENEX deverá fazer uma discussão mais ampla, incluindo provavelmente uma redefinição ou reafirmação do seu papel no movimento, bem como o posicionamento – ou não – sobre a criação da nova entidade.

Mais informações chegarão posteriormente através das regionais, e-groups ou aqui no site mesmo.

Ação Nacional em Pró da Lei da Assistência Técnica

postado em 21 de dez de 2008 12:04 por Usuário desconhecido   [ 31 de dez de 2008 05:08 atualizado‎(s)‎ ]

A FNA – Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas coordenará uma ação nacional, articulada com outras entidades nacionais, de divulgação  na íntegra, dos princípios e das premissas para aplicação da Lei da Assistência Técnica, Projeto de Lei de autoria do Deputado Clovis Ilgenfritz, emendado pelo Deputado Zezeu Ribeiro;

-  Que todos os Sindicatos e Delegacias vinculados à FNA, deverão priorizar, no primeiro semestre de 2009, suas ações na articulação regional com as demais entidades da categoria, movimentos populares, CAIXA Econômica Federal e poder público, para implementação da Campanha Nacional da AT nos estados.

- Para a Campanha Nacional da AT serão criados Núcleos Regionais nos Sindicatos e Delegacias vinculados à FNA, destacando programas, projetos e ações existentes ou elaboração de propostas de Assistência Técnica, bem como sensibilizar os poderes legislativo e o executivo para regulamentação de legislação específica;

- Será empreendida uma ampla ação de capacitação de Arquitetos e Urbanistas para disseminação dos marcos regulatórios da Assistência Técnica; definição do papel de profissionais, entidades e poder público; experiências que podem ser reproduzidas e orientações para execução da Assistência Técnica à Habitação de Interesse Social nos estados, municípios e Distrito Federal

Baixa a lei na integra e confira

FeNEX Salvador

postado em 15 de dez de 2008 13:12 por Usuário desconhecido   [ 21 de dez de 2008 12:12 atualizado‎(s)‎ ]

Salvador, 13 de dezembro de 2008
FENEX - Fórum de Executivas e Federações de Curso
CONVOCATÓRIA

    Conforme deliberação do último FENEX, ocorrido nos dias 25 e 26/10/2008 realizado em Vitória, na Universidade Federal do Espírito Santo, a Executiva Nacional dos Estudantes de Enfermagem (ENEEnf), a Executiva Nacional dos Estudantes de Fisioterapia (ENEFi) e a Coordenação Nacional dos Estudantes de Psicologia (CONEP), vêm por meio desta convocar as demais Executivas e Federações de Curso para o próximo FENEX a se realizar nos dias 20 e 21 de dezembro do corrente ano.
    O FENEX ocorrerá no DCE da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Salvador, Rua Caetano Moura, 142, Federação.
De acordo com os encaminhamentos, a pauta a ser discutida será:

Texto de Fundações Estatais de Direito Privado - Aprovação do texto elaborado pelas executivas
Responsáveis: DENEM e DENEFONO (FENED, ENEFi, ENEEnf)

Balanço do ENADE - Avaliação da organização das executivas para o boicote ao ENADE em 2008.
Responsáveis: FEMEH, ABEEF, ExNEL

Espaço de Formação: Reorganização do Movimento Estudantil - Discussão do tema
Responsáveis: ENEFi, ENEEnf e CONEP

Educação Popular: repasse das executivas - Apresentação da cartilha de educação popular (contribuições das executivas)
Responsáveis: FEAB, ABEEF

Seminário Nacional sobre Trabalho - Repasse da organização
Responsáveis: ENEEnf e ExNEEF

Seminário de Saúde - Repasse da discussão das executivas de saúde

FSM: discutir como o FENEX irá se organizar
Responsáveis: ABEEF e FEAB

Campanha contra a Criminalização dos Movimentos Sociais
Discutir a organização da campanha
Responsável: FEMEH

Espaço de repensar o FENEX: discussão sobre o FENEX, resgate de seu histórico, de sua organização, seus objetivos
Responsáveis: FEAB, ABEEF

Universidades Pagas
Responsáveis: ENEFi e ExNETO.

CONTATOS:

Gustavo Menezes (ENEEnf): (71)9157-3373
guga.emanuel@yahoo.com.br
Clarissa Guedes (CONEP): (71)8787-5020
kkzinhapg@hotmail.com
Henrique Saldanha (ENEFi): (71)8752-3397
henrique_ssaldanha@yahoo.com.br

Senado Federal aprova Assistência Técnica

postado em 4 de dez de 2008 14:43 por Fernando Lima

retirado do site da FNA: http://fna.org.br/noticias.php?cod=137

Angelo Arruda


O Plenário do Senado aprovou, na noite desta quarta-feira (3), projeto de lei da Câmara (PLC 13/08) que assegura às famílias com renda mensal de até três salários mínimos assistência técnica pública e gratuita para o projeto e a construção de habitações de interesse social, como meio de efetivar o direito à moradia, garantido pela Constituição. A matéria vai agora à sanção.

De autoria do deputado Zezéu Ribeiro (PT-BA), o PLC determina que a assistência técnica prevista abranja todos os trabalhos do projeto de construção da moradia, ficando o acompanhamento e a execução da obra a cargo de profissionais das áreas de arquitetura, urbanismo e engenharia. Segundo o autor da matéria, praticamente todas as áreas urbanas convivem com "números inaceitáveis em termos de déficit habitacional e com a urbanização desordenada, realizada sem orientação técnica".

Além de assegurar o direito à moradia e assistência técnica, o projeto busca otimizar e qualificar o uso e aproveitamento racional do espaço edificado e de seu entorno, formalizar o processo de edificação, reforma ou ampliação da habitação perante o poder público municipal, e evitar a ocupação de áreas de risco e interesse ambiental.

A garantia do direito previsto na proposta deve ser efetivada, segundo o texto, mediante apoio financeiro da União aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios. Os serviços de assistência técnica devem ser custeados por recursos de fundos federais direcionados à habitação de interesse social, por recursos públicos orçamentários ou recursos privados.

A assistência técnica pode ser oferecida diretamente às famílias ou a cooperativas, associações de moradores ou outros grupos organizados que as representem. O projeto permite também que sejam firmados convênios ou parcerias entre entes públicos e entidades promotoras de programas de capacitação profissional, residência ou extensão universitária nas áreas de arquitetura, urbanismo e engenharia.

[...]

XII SeNEMAU - Londrina - PR

postado em 9 de set de 2008 19:47 por Usuário desconhecido

INCRIÇÕES ABERTAS
As inscrições para o XII SeNEMAU já estão abertas, ao custo de R$ 65,00!!
Nesse valor já está incluso a aliementação, o alojamento e as atividades.
As inscrições serão limitadas devido à quantidade de oficinas e vão até o dia 10 de outubro!
Para saber mais informações acesse http://www2.uel.br/nucleos/nepea/senemau/inicio.html

Resposta oficial da FeNEA sobre o Concurso de Idéias em Reforma Urbana

postado em 1 de ago de 2008 11:45 por Usuário desconhecido   [ atualizado em 6 de ago de 2008 07:07 por Yuri Teixeira ]

"Na Plenária final do 32° ENEA, em Belém, foi esclarecido que o resultado do 2° Concurso de Idéias em Reforma Urbana foi adiado por falta de banca julgadora. Tal problema se decorreu de uma falha de comunicação entre a comissão organizadora do concurso e a comissão organizadora do encontro, e, devido a isso, os trabalhos acabaram não sendo julgados a tempo. O problema não pôde ser resolvido de imediato pois dependia dos professores e de uma conversa mais acertada entre a comissão organizadora do concurso e os possíveis convidados a fazerem parte da banca. Uma nova banca já foi formada em São Paulo, capital, com o apoio do Sindicato dos Arquitetos do estado de São Paulo [SASP] e da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas [FNA], e os trabalhos estão em julgamento durante a semana que vai do dia 4 ao dia 8 de agosto de 2008. Em acordo com o SASP e a FNA, a premiação se dará no próximo Encontro Nacional de Sindicato de Arquitetos e Urbanistas [ENSA], a acontecem também na cidade de Belém, entre os dias 19 e 22 de novembro de 2008. A divulgação dos trabalhos premiados se dará antecipadamente a isso, assim que obtivermos o resultado proferido pela banca julgadora. Pedimos desculpas pela falta de informação até então e contamos com a compreensão de todos. Enviamos mais notícias em breve. Obrigado."


Moção de apoio à ocupação da reitoria da UFMG

postado em 9 de abr de 2008 10:44 por Usuário desconhecido   [ atualizado em 9 de abr de 2008 10:56 por Yuri Teixeira ]

"A Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (FeNEA) vem por meio desta manifestar total e irrestrito apoio à ocupação da reitoria da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) entendendo que, apesar de autorizada a circular no Campus da Pampulha, a Polícia Militar fez o uso de violência desnecessária e abusiva contra alunos e professores.

Em tempos de “democracia” essa ação configura-se como absurda, pois rompe com todos os princípios de autonomia acadêmica. A censura em relação à exibição de um documentário, aliada à violência por parte da Polícia Militar a mando da Reitoria, sem opção de diálogo ou acordo, nos faz acreditar que a “democracia” não existe, ou existe a quem convém, e nos faz acreditar que tudo que o país passou na época da Ditadura não serviu de reflexão por parte das autoridades atuais.

Não bastasse termos que lutar pela educação pública de qualidade, pelo não sucateamento físico e acadêmico das nossas universidades - vide implantação forçada do REUNI em muitas universidades - agora se faz necessário também zelar pela integridade moral e física dos professores e alunos contra os excessos cometidos pela postura repressora das reitorias.

São esses tipos de ações que nos fazem crer que a repressão adquiriu novas características e voltou às nossas universidades.

Acreditamos no sucesso deste tipo de mobilização, visto que as manifestações semelhantes foram de grande valia ao Movimento Estudantil, no último ano, dando-nos clareza da situação ao qual enfrentamos e visão de luta. Desde já nos colocamos à inteira disposição.

Cordialmente,
Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo do Brasil"


Moção de apoio à ocupação da reitoria da UnB

postado em 7 de abr de 2008 08:21 por Usuário desconhecido   [ atualizado em 9 de abr de 2008 10:55 por Yuri Teixeira ]

"A Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo do Brasil - FeNEA - vem por meio desta manifestar seu apoio à ocupação da reitoria da UnB como forma legítima de protesto contra os abusos por parte da má administração da referida univesidade e seus recursos.

É inaceitável que, mesmo após as acusações veiculadas amplamente pela mídia, o reitor tenha sido inocentado por uma mínima parcela dos professores que compõem o quadro total da universidade. São ações desse tipo que nos deixam descrentes em relação às demais ações da reitoria perante às reais demandas por parte dos universitários nos vários âmbitos da universidade, colocados como pontos de reivindicação para a ocupação.

Acreditamos no sucesso desse tipo de mobilização, visto que manifestações semelhantes produziram bons resultados ao movimento estudantil no último ano, nas ocupações de reitorias de várias universidades do país, que objetivaram a melhoria e manutenção do ensino público, sucateado por sucessivos governos de descaso aparente, e a então iminente aprovação do REUNI, outro destes instrumentos do descaso.

Acreditamos ainda no bom senso das autoridades, para que façam o que deve ser feito da maneira correta, usando de honestidade e transparência, tomando as providências cabíveis para a destituição do reitor da UnB.

Nos colocamos à inteira disposição para ajudar no que pudermos.


Cordialmente,
Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo do Brasil"

 




11º EREA Leste - Juiz de Fora/MG

postado em 6 de abr de 2008 22:17 por Usuário desconhecido   [ atualizado em 6 de abr de 2008 22:21 por Yuri Teixeira ]

XI EREA Leste - Juiz de Fora - MG

"O arquiteto e o Ser Humano que nós somos são seres indissociáveis.":

Contando com isso, sem agir no indivíduo não existe mudança social que perdure, ou produção de Arquitetura e Urbanismo revolucionária.

Se olharmos atentamente, observaremos no espaço urbano uma infinidade de intervenções, com motivações e resultados variados. Contudo, o XI EREA Juiz de Fora 2009 nos propõe intervenções pessoais que nos farão despertar para um novo olhar, nos tornando então capazes de provocar ações modificadoras na sociedade.

Neste EREA, transforme-se!

 

"O que queremos, de fato, é que as idéias voltem a ser perigosas."


27º EREA Sul - Balneário Camboriú/SC

postado em 6 de abr de 2008 22:14 por Usuário desconhecido   [ atualizado em 6 de abr de 2008 22:16 por Yuri Teixeira ]

XXVII EREA SUL Balneário Camboriú/SC

Seja Cidade, tenha identidade!

Inscrições para participantes a partir do dia 17 de Março/2008.

Valores das Inscrições:

17/03 a 26/03 - R$ 110,00

27/03 a 05/04 - R$ 115,00

06/03 a 16/04 - R$ 120,00

Vagas limitadas!

Se as inscrições fecharem antecipadamente, não ocorrerão na hora!

Maiores informações e Inscrições pelo site http://www.fenea.org/ereasul

1-10 of 11