Notícias‎ > ‎

Moção de apoio à ocupação da reitoria da UFMG

postado em 9 de abr de 2008 10:44 por Usuário desconhecido   [ atualizado em 9 de abr de 2008 10:56 por Yuri Teixeira ]

"A Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (FeNEA) vem por meio desta manifestar total e irrestrito apoio à ocupação da reitoria da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) entendendo que, apesar de autorizada a circular no Campus da Pampulha, a Polícia Militar fez o uso de violência desnecessária e abusiva contra alunos e professores.

Em tempos de “democracia” essa ação configura-se como absurda, pois rompe com todos os princípios de autonomia acadêmica. A censura em relação à exibição de um documentário, aliada à violência por parte da Polícia Militar a mando da Reitoria, sem opção de diálogo ou acordo, nos faz acreditar que a “democracia” não existe, ou existe a quem convém, e nos faz acreditar que tudo que o país passou na época da Ditadura não serviu de reflexão por parte das autoridades atuais.

Não bastasse termos que lutar pela educação pública de qualidade, pelo não sucateamento físico e acadêmico das nossas universidades - vide implantação forçada do REUNI em muitas universidades - agora se faz necessário também zelar pela integridade moral e física dos professores e alunos contra os excessos cometidos pela postura repressora das reitorias.

São esses tipos de ações que nos fazem crer que a repressão adquiriu novas características e voltou às nossas universidades.

Acreditamos no sucesso deste tipo de mobilização, visto que as manifestações semelhantes foram de grande valia ao Movimento Estudantil, no último ano, dando-nos clareza da situação ao qual enfrentamos e visão de luta. Desde já nos colocamos à inteira disposição.

Cordialmente,
Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo do Brasil"


Comments