Notícias‎ > ‎

Arquivo histórico é transferido para a sede do SASP

Na última sexta-feira, 31 de outubro, o arquivo histórico da FENEA foi transferido para um espaço oferecido pelo SASP – Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas do Estado de São Paulo, em sua sede no centro da capital. Já nesse fim de semana, se deu início à triagem, limpeza e catalogação do material, processo que ainda deverá levar algum tempo. Em seguida, deverá ser feita a digitalização dos documentos para garantir sua salvaguarda e facilitar a consulta.

Dessa forma, começamos a caminhar concretamente na resolução de um problema de muitos anos na FENEA: o da recuperação da memória do movimento estudantil de arquitetura e urbanismo. A retirada deste arquivo da Escola da Cidade, onde se encontrava há cerca de dez anos sem nenhum espaço adequado ou condições mínimas que garantissem sua conservação e o acesso ao seu conteúdo, foi apenas o primeiro passo nesse sentido. Ainda temos a necessidade de garantir, no médio prazo, um local definitivo para a guarda do arquivo em alguma instituição especializada.

Com a transferência e recuperação do arquivo, também poderemos em breve dar início a uma campanha de recuperação da memória da FENEA junto aos ex-diretores e ex-estudantes que tenham participado de sua construção em anos passados. Planejamos coletar materiais, documentos e outros itens que possam contribuir para tornar mais viva e acessível uma história de muitas décadas de luta e mobilização estudantil.

Aproveitamos esta ocasião para agradecer o importante apoio da atual Diretoria do SASP, que tem demonstrado grande sensibilidade e entendimento de que a memória da FENEA é parte fundamental do histórico da luta por um ensino e uma profissão voltados aos interesses reais da sociedade.

Diretoria da FeNEA
Gestão 2013/2014

Comments