Parcerias‎ > ‎

Oasis Santa Catarina


Visite o site do Oasis Santa Catarina e inscreva-se!

Todas as pessoas e instituições podem colaborar com este movimento usando os talentos que já têm.

E a primeira forma é: passe essa idéia adiante, divulgue, converse, coloque sua rede de relações para funcionar!

Baixe o cartaz do Oasis Santa Catarina e cole na sua escola em tamanho A4 ou melhor ainda em tamanho A3.


Abaixo e aqui temos uma descrição mais detalhada do projeto.

 

O Oásis Santa Catarina é um movimento em rede iniciado por jovens de diferentes regiões do Brasil, que convida toda a sociedade - pessoas, organizações e governos - para coordenarem talentos e recursos de maneira espontânea para solucionar um problema que é comum a todos: garantir um futuro sustentável do ser humano no planeta. Serão 4 etapas de ação: jogo virtual; construção coletiva; seminário de boas práticas; e, plano regional de desenvolvimento sustentável.

 

De abril a julho de 2009 - Jogo Virtual: Oasis Mundi Santa Catarina.

Por meio do Oasis Mundi*, uma tecnologia social desenvolvida e disponibilizada pelo Instituto Elos, pessoas do Brasil inteiro poderão conhecer a realidade e a história das comunidades afetadas pela enchente em Santa Catarina e, de uma forma prazerosa e cooperativa, poderão contribuir para a solução dos desafios que as comunidades enfrentam.

O jogo virtual começa com a inscrição das comunidades e das equipes de universitários que trabalharão em parceria. As comunidades apresentando sua abundância de talentos, recursos locais, sonhos e desafios, e os universitários apresentando as potencialidades presentes no seu time. No jogo, cidadãos comuns, empreendedores, governantes e especialistas do mundo inteiro conhecerão as comunidades e as equipes universitárias e, mesmo à distância, poderão oferecer um presente – uma idéia, um produto ou um serviço que possam ser aplicados na prática pelas comunidades em parceria com os universitários nas etapas seguintes do jogo.

Os universitários que quiserem participar do jogo terão que convocar uma equipe de 40 pessoas na sua localidade, se inscreverem no jogo virtual e cumprir um conjunto de 6 tarefas preparatórias. Paralelamente acompanharão as outras 6 tarefas realizadas pelas comunidades e as contribuições espontâneas on-line de toda a sociedade. Juntos descobrirão de que forma eles poderão coordenar recursos e talentos para o sucesso da etapa seguinte de construção coletiva em Santa Catarina - julho de 2009.


 

Julho de 2009 – Construção Coletiva: Oasis Santa Catarina.

Apenas 10 das equipes universitárias inscritas serão eleitas para esta etapa em Santa Catarina em regime de consenso pelas próprias comunidades. No início de julho, todas as equipes se reunirão numa mesma cidade para receber um treinamento básico de 3 dias, em seguida rumam para 5 dias de mutirão com as comunidades eleitas. O encerramento reunirá novamente as equipes por mais 2 dias para o intercâmbio das experiências vividas nas diferentes cidades.

Como forma de compartilhar a experiência, as equipes universitárias retornarão para seus estados com o compromisso de realizar um novo Oasis junto às suas comunidades no dia 17 de outubro – o Dia Mundial de Combate à Pobreza.


Novembro de 2009 – Seminário Internacional de Boas Práticas: REUNES 2009.

Ocorre no Instituto de Tecnologia da Aeronáutica – ITA e colocarão juntos representantes de organizações juvenis de vários continentes, governantes, empresários, representantes de organizações sociais e de agências internacionais de fomento, e especialistas em mudanças climáticas e assentamentos sustentáveis para juntos compartilharem as melhores práticas, elaborarem estratégias de ação e desenvolverem protótipos sustentáveis aplicados à realidade de Santa Catarina. Ao final do evento os grupos jovens voam para Santa Catarina para 2 dias de construção coletiva dos melhores protótipos desenvolvidos no Seminário.

O resultado esperado é o pacto social de colaboração entre empresários, governantes e sociedade catarinense para desenhar e implantar um plano estadual de desenvolvimento sustentável (PEDS) no estado a ser apresentado em janeiro de 2010.

 

Janeiro de 2010 – Plano Estadual de Desenvolvimento Sustentável - PEDS

Jovens de todo o Brasil retornarão à Santa Catarina para o lançamento do plano estadual de sustentabilidade pelos parceiros do pacto social e para a construção dos protótipos desenvolvidos no plano regional de desenvolvimento seminário de boas práticas juntamente com a rede de contatos de cada um dos envolvidos.

 

Resultados Esperados:

  • Envolver mais de 400 jovens de diferentes regiões do Brasil comprometidos a ir para Santa Catarina em julho reconstruir as cidades afetadas pela enchente juntamente com os residentes locais;
  • Restaurar a esperança e o espírito empreendedor do povo de Santa Catarina;
  • Envolver 10 cidades afetadas pela enchente num processo de reconstrução coletiva;
  • Otimizar a colaboração à distância da sociedade brasileira em situações emergenciais;
  • Impulsionar um movimento nacional de jovens para mobilizar a sociedade na eliminação de impactos sociais e ambientais. Jovens se organizando em diferentes regiões do país para desenvolver projetos sócio-ambientais em suas localidades;
  • Atrair a adesão e investimentos nacionais e internacionais para a reconstrução das cidades atingidas pela catástrofe;
  • Estimular a adoção da cultura de sustentabilidade nos assentamentos humanos.
  • Socializar a contribuição dos especialistas globais e as melhores práticas de assentamentos sustentáveis;
  • Desenvolver, testar e compartilhar protótipos que solucionem problemas nacionais e globais;
  • Integrar as iniciativas jovens das redes internacionais comprometidas com a  transformação sócio-ambiental;

 

Contexto:

Após o desastre ambiental ocorrido no Vale do Itajaí – Santa Catarina – em novembro de 2008, vive-se um momento crucial e delicado na região, no qual o ritmo de recuperação da infra-estrutura das cidades está bastante lento. Muitas pontes, acessos, estradas, encostas e taludes continuam da mesma forma que estavam no final de novembro. Aproximadamente três mil famílias atingidas diretamente continuam abrigadas em casas de parentes, amigos, vizinhos e em abrigos temporários. Estes abrigos são galpões industriais adaptados para o uso habitacional durante os próximos doze meses, período previsto para que os conjuntos habitacionais, em sua grande maioria, estejam prontos.

Um dos desafios é mostrar que é possível desenvolver uma estratégia de garantir que a grande vontade das pessoas em contribuir com a melhoria do local possa realmente ser potencializada ao máximo de forma organizada e articulada minimizando o sofrimento daquelas pessoas que continuam sem casa, sem terreno e sem esperanças.

Este cenário é uma oportunidade para que a juventude e as comunidades locais mostrem seu potencial como atores do desenvolvimento impulsionando um movimento articulado de fazer acontecer um mundo melhor para todos e inspirar novas ações em outras regiões.

 

Como você pode contribuir para que este movimento seja um sucesso?

Você pode inspirar e envolver toda a sua rede de amigos, instituições das quais participa, universidades da sua cidade e especialistas que você conhece para:

·         Pensar no melhor que cada um pode oferecer para melhorar a vida das pessoas afetadas pela enchente em Santa Catarina;

·         Participar do jogo virtual de abril a julho;

·         Mobilizar recursos locais e se organizar para colocar a mão-na-massa em Julho de 2009;

·         Se conectar com pessoas do mundo inteiro e convidá-las a pesquisar soluções sustentáveis para Santa Catarina;

·         Realizar qualquer coisa inovadora que atenda os princípios do movimento.

 

Registre-se: se você se interessar por esse movimento e quiser fazer a diferença por um mundo melhor de forma prazerosa e cooperativa entre no site www.oasismundi.ning.com e comece a jogar. Você vai encontrar todas as informações necessárias para participar e vencer o desafio.




Ċ
Yuri Teixeira,
25 de abr de 2009 10:47
Ċ
Yuri Teixeira,
25 de abr de 2009 10:48
Ċ
Yuri Teixeira,
25 de abr de 2009 16:27