POEMA
 
    O POEMA - Projeto de Orientação a Escritórios Modelo de Arquitetura e Urbanismo começou a ser concebido em meados dos anos 1990, com o objetivo de orientar a criação e manutenção dos EMAUs - Escritórios Modelo de Arquitetura e Urbanismo. Sua construção foi realizada pelos Escritórios Modelo já existentes e por estudantes interessados nesse projeto, para que o mesmo fosse uma radiografia das atividades dos EMAUs, contendo seus princípios, ações e relações com as comunidades. Desse trabalho surgiu o SENEMAU - Seminário Nacional sobre Escritórios Modelo de Arquitetura e Urbanismo (mais informações no link Seminários), no ano de 1997, como mais um instrumento de articulação dos EMAUs e construção coletiva do POEMA.
    Hoje, o POEMA é uma realidade, onde os estudantes interessados em realizar atividades por meio dos EMAUs podem se orientar mais facilmente. No entanto, o POEMA é um projeto contínuo, que acompanha a dinâmica de transformações nas comunidades e na Universidade, transformando-se e adaptando-se às diferentes realidades e sempre aberto a novas contribuições, para que melhore cada vez mais e consiga ajudar os EMAUs efetivamente.
    
    POEMA está disponível para download, é só clicar AQUI, caso queria apenas visualizar, clique AQUI. A última versão revisada é da gestão 05/06, e a Carta de Definição é a que foi aprovada na plenária final do ENEA Florianópolis, em 2007.
    
    A continuação dessa história depende de você. Para possíveis dúvidas e contribuições, entre em contato com a DIEPE - Diretoria de Ensino Pesquisa e Extensão pelo email diepe@fenea.org e/ou acompanhe o tópico EMAU no GT Extensão.