Caravanas 

    O Projeto Caravanas surgiu da necessidade de estreitar os laços entre a FeNEA e suas bases, os Centros e Diretórios Acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo, buscando um contato direto com os estudantes. 
Essa articulação pode ser feita de diversas formas, de acordo com a realidade das regionais e das próprias faculdades. Seja através de visitas da Diretoria da FeNEA, onde os diretores buscam participar do dia a dia de cada Instituição e divulgar os trabalhos e projetos da Federação ou com a organização de oficinas e debates. O objetivo do Caravanas é sempre o mesmo, integrar alunos das universidades, buscando maior aproximação da Federação com os Centros e Diretórios Acadêmicos e do próprio CA/DA com os demais estudantes daquela Faculdade. 
    O Projeto ocorre em cada uma das 6 regionais da FeNEA e as faculdades que receberão o Caravanas são definidas nos conselhos regionais e geralmente o critério adotado é a solicitação do próprio CA ou DA que deseja contar com esta presença da Federação na sua escola ou pela própria diretoria que sente necessidade de aproximação.
    O Caravanas não procura ser apenas um momento de contato da Federação com os CAs e DAs, procura ser o primeiro passo de uma longa relação de amizade e trabalho. Busca apresentar de um mundo de novidades para aqueles que não costumam ir aos encontros ou nos conselhos realizados pela FeNEA. É o a busca pela continuidade e do desejo por renovação.


"Nunca pensei que aprenderia tanto" 

Juntar as pessoas, era só isso. Depois de ter ido à um encontro, a tarefa parecia maravilhosamente fascinante. 

Mas nunca pensei que aprenderia tanto. 

Como é difícil negar antigos valores, e como é gratificante quando conseguimos. E então perceber, ao mesmo tempo, que sou um conservador. E sou! Busco inovar, ser diferente, mas ao mesmo tempo fico fascinado ao me deparar com a manutenção de antigas tradições, a repetição de festas e rituais seculares. A manifestação máxima de uma cultura. As marcas deixadas na pele, cheias de histórias e fantasias. 

Mas como pode tamanha incoerência? Posso então ser dois? Três? Serei então, nenhum? E se for, o que farei agora que descobri tudo? 

Nego, escondo-me atrás do cotidiano e me deixo levar imóvel, “com a satisfação canina de que tudo esteja em seu lugar”? 

Talvez... É verdade que a vontade de não sucumbir é grande. O futuro, como diz o caboclo, só a Deus pertence. 

Não posso saber o que virá depois. Porém, não sou mais inocente, agora eu entendo. Cabe a mim, tomar a decisão. 

Nunca pensei que aprenderia tanto.
 
Para saber mais do Projeto Caravanas, visite a página da sua regional ou entre em contato com sua Diretoria

 

Caravanas Campos (Regional Leste)
 
O Caravanas em Campos, RJ, aconteceu nos dias 17 e 18 de fevereiro de 2009.

No primeiro dia, rolou um turno de apresentação da FeNEA, com a passagem de slides feitos já para Caravanas, Foi passado também o vídeo que fala sobre Encontros e o do ENEA Floripa. Participaram dessa apresentação 40 alunos dentre as 3 faculdades, ISECENSA, FAFIC e IFF (CEFET), sendo a maioria do ISE.

Dia 18 aconteceu o turno mais proveitoso, o qual o objetivo era auxiliar na montagem de CA/DA’s nas três faculdades de Campos – ISECENSA, FAFIC e IFF. Foram tiradas dúvidas e organizada uma agenda para a criação de um CA/DA nas faculdades. Além disso, o bússola foi deixado como material de consulta.