Projetos‎ > ‎

FNRU

O FNRU - Fórum Nacional de Reforma Urbana surgiu em 1987 para disseminar e lutar por uma plataforma de reforma urbana calcada nos direitos humanos e sustentada em três princípios fundamentais: direito à cidade e à cidadania; gestão democrática da cidade e controle social da gestão pública; e função social da propriedade e da cidade.

A permanência destas lutas e conceitos vem demonstrar que a organização física e social no espaço urbano não condiz com os direitos de igualdade, equidade e justiça asseguradas na constituição federal de 1988, demonstrando que as ferramentas legais, por si só, não garantem a dignidade e o pretenso bem comum.

Reconhecemos nesse processo, compreendendo desde a organização dos movimentos populares em busca de dignidade e urbanidade no inicio dos anos 1970, as possibilidades proporcionadas pelos instrumentos de participação popular na gestão pública e mobilização social, que apesar das conquistas parecerem pequenas frente às desigualdades sociais e os desestímulos políticos ainda muito grandes, a reforma urbana é uma alternativa que não pode ser descartada.

Os canais que definem o rumo das cidades estão disponíveis a participação de quem se faz presente. Nossos papéis como futuros pensadores, interventores, planejadores e atuais habitantes das cidades é contribuir para que essas instâncias alcancem a real democracia tão almejada. Assim, a FeNEA discute como deve se dar a sua participação em todos os momentos fundamentais deste processo de controle, principalmente através do FNRU - Fórum Nacional de Reforma Urbana, na qual ela é Coordenadora.

Para maiores esclarecimentos, entre em contato com a DRE - Diretoria de Relações Externas pelo e-mail: dre@fenea.org.

Para maiores informações entre nos sites:

www.estatutodacidade.org.br
www.forumreformaurbana.org.br
www.cidades.gov.br