Panorama

A avaliação institucional surge da necessidade de criar um mecanismo capaz de verificar se os objetivos das Instituições de Ensino Superior estão sendo alcançados. Para que este mecanismo seja eficiente, não deve ser punitivo ou pontual, pois além de verificar se a Universidade está cumprindo o que propõe em seu projeto pedagógico, deve servir como norteador de novas políticas de ensino, fornecendo dados para um constante debate na comunidade acadêmica.

A construção dessa avaliação não deve ser privilégio ou responsabilidade de uma parcela de cada Instituição de Ensino, mas sim de todas as pessoas envolvidas neste processo.

A FeNEA participa dessa discussão desde a década de 1990, acompanhando todas as propostas feitas pelo governo e entidades não governamentais ligadas ao ensino. Todas essas experiências nos ajudaram a amadurecer o conceito de avaliação, e também esclareceram a importância da participação estudantil.

Sendo assim, criamos o PANORAMA, um projeto que se propõe a servir como uma orientação para que os CAs e DAs elaborem o seu próprio processo de avaliação. Tem como objetivo traçar o perfil do Curso, Faculdades e Escolas de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, alcançando um importante diagnóstico para a melhoria da educação e da formação dos futuros arquitetos e urbanistas.

Para isso, necessitamos da sua ajuda, para que a discussão sobre o Panorama seja fomentada em seu curso e que os resultados sejam passados para todos os Centros e Diretórios Acadêmicos, de modo que tenhamos uma avaliação condizente com nossa formação e representativa dos nossos interesses. Neste processo, já foi construída parte de uma avaliação quantitativa que nos auxiliará na construção dos próximos passos do projeto.


● Faça o download do PANORAMA clicando AQUI e discuta-o em seu CA ou DA. Para possíveis dúvidas e contribuições, entre em contato com a DIEPE - Diretoria de Ensino Pesquisa e Extensão pelo e-mail: diepe@fenea.org.