SeREs

SERES ou Seminário Regional de Ensino busca proporcionar o aprendizado diferencial, esclarecendo ao estudante as relações entre o que ele vê em sala de aula, entre o sistema em que isto está inserido e sua profissionalização para o mercado de trabalho. Estas relações, muitas vezes vistas com enorme complexidade, não podem faltar na formação universitária, e são vitais para o bom posicionamento profissional. Os SERES acontecem todos os anos nas 6 regionais que compõem a FeNEA.
 
        
 
    
 
Sempre com a preocupação de questionar os rumos que o ensino toma nas nossas universidades e buscando apontar direcionamento para tais questões, as regionais vêm abordando temas como Diretrizes Curriculares, Formação do Arquiteto, Estágio e a Ideologia presente nos cursos.

Os seminários são abertos a todos e possuem formatos diversos. Geralmente contando com mesas de debate, papos de botecos, palestras e oficinas. Sempre ministrado por profissionais gabaritados das mais diversas áreas. 

Qualquer estudante, Centro ou Diretório Acadêmico pode candidatar sua faculdade para sediar um SERES. Basta ter um comparecimento regular nos Conselhos Regionais ou Nacionais da Federação, para que se tenha um acompanhamento do quem vem sendo discutido na gestão e para que se obtenha conhecimento de como ocorreram os Seminários anteriores.

Organizar um SERES é um processo coletivo, então desde já ajude sua regional a montar o próximo seminário. Participe do Fórum e dos Conselhos, opine, cobre do seu Centro ou Diretório Acadêmico. Buscar uma melhor qualidade das nossas instituições de ensino é dever, não só para o nosso próprio proveito, mas para o das gerações que ainda virão. 

"Ter reflexões não significa só ter reflexões filosóficas e existenciais. Significam refletir sobre toda e qualquer pequena ação cotidiana" 
 


SERES Rural

A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ, sediou entre os dias 29 de outubro e 2 de novembro, o Seminário de Ensino da Regional Leste no ano de 2008. O evento teve como tema a Ideologia dentro do Ensino de Arquitetura e contou com a presença de mais de 50 alunos de faculdades do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, além de professores, arquitetos e sociólogos na composição de suas mesas.
 
 
Além de sua atividades normalmente prevista, o SERES teve dentro de sua programação a inclusão do 1º Conselho Regional de Entidades Estudantis – Gestão 2008/2009, tendo a assim sua duração estendida, mas possibilitando maior presença dos Centros e Diretórios Acadêmicos.
 
        
 
     
 
Veja muito mais fotos do SERES Rural no Diga X da FeNEA e baixe o caderno de produção com tudo que rolou no SERES nos nossos arquivos em anexo
 
 
 
SERES Belém

A cidade de Belém tem a honra de sediar em março de 2009,  mais um passo na evolução estudantil da nossa região. O Seminário é uma forma de incentivo à nova política do município que prevê a conservação do patrimônio histórico tanto arquitetônico quanto cultural.
 
Dentro do tema haverá debates reacionados ao ensino de restauro nas academias nortistas, que inclui explorar o assunto em várias vertentes, mostrando grades curriculares do curso, trazendo profissionais especializados e de órgãos ligados a esses projetos na cidade, visitando e conhecendo um pouco mais dos patrimônios da cidade de Belém. 
A proposta é fazer um SeRES itinerante, tendo palestras e bate-papos em lugares inusitados e diferentes, tornando nossa experiência mais dinâmica, pra ser divertido SEMPRE!
 
mais informação sobre o SERES Belém vc pode encontrar na página da Regional Norte, aqui mesmo no nosso site. Não deixe de conferi
 
 


Ċ
Usuário desconhecido,
18 de dez de 2008 16:04
Ċ
SERESJF.pdf
(2418k)
Usuário desconhecido,
16 de dez de 2008 22:06
Ċ
Usuário desconhecido,
18 de dez de 2008 15:34