EREA
Encontro Regional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo

Os Encontros são os maiores e mais conhecidos projetos idealizados, organizados e promovidos pela FeNEA, possuem um caráter amplo por abordarem temas relativos a Arquitetura e Urbanismo, assim como seu ensino, pesquisa e extensão.

É o momento de maior concentração de estudantes de arquitetura da Regional São Paulo, nos dias de hoje é importante saber como a arquitetura se desenvolve em cada região do estado, e os encontros proporcionam esta troca, além de várias oportunidades de aprendizagem dentro do mesmo.

Este é o projeto da Regional São Paulo mais conhecido por todos e de maior participação, co-organizado por uma ComOrg (Comissão Organizadora) da cidade sede.

Os EREAs ocorrem no primeiro semestre do ano, entre os meses de Abril e Maio - geralmente no feriado de páscoa, sendo um momento de muita importância para a articulação da regional e de suas escolas.

Os EREAs tem como principal objetivo promover a integração entre os estudantes de todo o estado, criando um intercâmbio de experiências e conhecimentos que proporcione à estes estudantes uma melhor formação profissional.

É nos Encontros que acontecem muitas atividades ao mesmo tempo, e para todo os gostos. Tem atividade pra quem quer apresentar e mostrar sua Iniciação Científica, seu projeto de Arquitetura de qualquer disciplina ou seu TFG, pra quem quer conhecer melhor a cidade sede do Encontro, pra quem quer discutir política e melhorias no curso, pra quem quer construir fornos de pizza, participar de outras oficinas ou dar uma oficina! E, claro, todas as atividades que rolam estão em meio a um clima de confraternização, conhecimento e respeito às pessoas pelas mais variadas nuances culturais do nosso estado de São Paulo.

A programação destes encontros conta com atividades que possibilitam efetivamente essa troca, como workshops, oficinas, palestras, mesas-redondas, papos de boteco, plenárias, visitas pela cidade, entre outros.

É durante os EREAs que acontece o CICAU (Congresso de Iniciação Científica e Projetos de Extensão em Arquitetura e Urbanismo). O CICAU é um espaço organizado por estudantes para estudantes, e tem por finalidade incentivar a participação destes no processo de produção e construção de conhecimento. Objetiva abranger não só um público de estudantes já engajados no meio científico, mas todos aqueles que se permitam discutir o panorama atual da pesquisa e seu papel como meio de produção do conhecimento na sociedade.



2010 | XXIII EREA SP - Ribeirão Preto

O XXIII EREA da Regional São Paulo em 2010 será realizado em Ribeirão Preto/SP, no período de 12 a 16 de Maio, com o eixo temático Sustentabilidade - "MudeFique!"

Abertas as inscrições para CICAU, Oficiantes, Apoios, Diretores da FeNEA e Delegados.

Inscrições para participantes a partir de 29 de Março.

Agite uma delegação, se inscreva e faça parte do EREA Ribeirão!


Acesse o site!



2009 | EREA SP - São Luiz do Paraitinga

O XXII EREA da Regional São Paulo em 2009 aconteceu em São Luiz do Paraitinga/SP, no período de 16 a 21 de Abril, com o eixo temático Movimento - "Quem não faz poeira, como poeira!".

O EREA deste ano tratou do Movimento, um movimento ativo, não aquele movimento que você observa que existe e acontece, é aquele movimento do qual você faz parte, você é o agente da ação.

Que movimento você faz? Seja ele por descontentamento ou por evolução, tratando de arte, sociologia, política, física, lento ou rápido. De que forma você pensa e faz arquitetura, de que forma você pensa, como você pensa nas pessoas, como você vive? Como?

Este é foi um encontro pra você mostrar do que é feito, como você se move/mobiliza/se mobiliza, como você pensa...

Durante o EREA SLP também aconteceu o IV CICAU (Congresso de Iniciação Científica e Projetos de Extensão em Arquitetura e Urbanismo) e contou com o apoio do Portal Vitruvius para a premiação e para divulgação dos editais. Foram premiados com livros, e menções honrosas os melhores trabalhos apresentados oralmente, avaliados pela Prof.ª Dr.ª Gabriela Celani (UNICAMP/SP), como descrito a seguir:
1º com menção honrosa Mateus Passaglia (CUML/Ribeirão Preto) “Os galpões de café da avenida Bandeirantes: parâmetros patrimoniais”;
2º com menção honrosa Viviane Martinelli de Almeida (faculdade) “Estudo de urbanização de favelas Parque Oziel e Monte Cristo, em Campinas e da Rocinha, no Rio de Janeiro”;
3° com menção honrosa Paulo Vistor Calipto (UNITAU/SP) “Aplicação de técnicas de conservação para elementos de madeira no solar da Viscondessa do Tremembé”;
Natalia Alexandre Costa (CUML/SP) "Cotidiano do iigrante e estruturação espacial das colônias nas fazendas de café de Ribeirão Preto/SP".

http://www3.brazcubas.br/arquitetura/erea/index.html

 

 


 












Gestão Atual
EREA
CICAU
    Editais

Gestões Anteriores
EREA
    Informações gerais
    Atividades
        Temática
        A Cidade
    ComOrg

CICAU
    Menções/premiações


Comments