Sobre o livro
O projeto teve início a partir do resultado obtido com a participação dos autores, no curso de treinamento denominado "Urban development focused on Land Readjustment measures", realizado entre os meses de maio e julho de 2005, no Japão, que foi fundamental para o aprofundamento da reflexão e o debate de vanguarda sobre o futuro da cidade de São Paulo.
O objetivo desta publicação é debater as idéias sobre o LR e analisar até que medida os conceitos, métodos, técnicas e resultados obtidos no contexto internacional de aplicação desse instrumento podem contribuir para o aprimoramento da prática do planejamento urbano de São Paulo, mais especificamente na política de desenvolvimento urbano, por meio das intervenções das OUCs. A pesquisa básica sobre o método japonês para desenvolver esse projeto foi traduzida, transcrita, analisada e organizada pelos autores com material proveniente do Japão.
A estrutura da presente publicação perfaz 6 capítulos. No primeiro, o método japonês foi traduzido, analisado e organizado a partir do material obtido no curso. No segundo, foram analisados estudos de caso de projetos de LR realizados no Japão e em outros países com realidades distintas, como Colômbia e Nepal, tendo sido sistematizada uma pesquisa complementar junto às instituições promotoras e gerenciadoras dos projetos.
O terceiro capítulo tratada experiência das OUCs em São Paulo, enquanto o quarto apresenta estudos de caso de duas operações urbanas, Faria Lima e Água Branca. No quinto capítulo é desenvolvida a análise comparativa dos instrumentos urbanísticos, LR e OUC. Também é relatado o workshop e apresentados os depoimentos dos especialistas. Por fim, no último capítulo são consolidadas as primeiras conclusões sobre o estudo comparativo, sendo extraídas algumas "lições" sobre a viabilidade, os limites e as potencialidades de aprimorar os instrumentos brasileiros de desenvolvimento urbano via projetos consorciados, à luz do método do LR.
Esta publicação é o resultado da cooperação técnica promovida pela Agência de Cooperação Internacional - JICA, com a Prefeitura da Cidade de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento - Sempla.