SeRES
Seminário Regional de Ensino Superior

É no SeRES que os Estudantes de Arquitetura e Urbanismo vão debater, discutir, e expor, o funcionamento de sua instituição de ensino em relação às diretrizes curriculares, e a verdadeira necessidade de aprendizagem que o aluno necessita, criando uma visão interdisciplinar onde o aluno sai do "mundo da sala de aula", tendo uma visão global dos fatos, articulando o verdadeiro sentido da Pesquisa, do Ensino, e da Extensão Universitária em relação ao mercado de trabalho. O tripé, é a base do ensino superior.

Sempre com a preocupação de questionar os rumos que o ensino toma nas nossas universidades e buscando apontar direcionamento para tais questões, as regionais vêm abordando temas como Diretrizes Curriculares, Formação do Arquiteto, Estágio, Reforma Urbana, Ideologia e a Metodologia presente nos cursos.

Trata da questão em um âmbito mais regional, promovendo debates e levantando questões do ensino como um todo. É importante para a fomentação das discussões e trabalhos nacionais que serão desenvolvidos na gestão.

O SeRES, em geral, acontece todos os anos em nossa Regional sendo indicada uma cidade sede, onde é formada uma comissão Organizadora.

Os seminários são abertos e gratuitos a todos e possuem formatos diversos. Geralmente contando com mesas de debate, papos de botecos, palestras e oficinas. Sempre contam com a participação de profissionais gabaritados, entidades voltadas ao ensino de Arquitetura e Urbanismo, coordenadores de cursos representando suas respectivas instituições e é claro, os centros, diretórios, grêmios e secretarias acadêmicas e escritórios modelo  - os estudantes como um todo.

A construção de um SeRES acontece a partir das necessidades e dificuldades encontradas pelos estudantes de AU em relação ao ensino, expostas e articuladas nos CoREAs (Conselhos Regionais de Entidades Estudantis de Arquitetura e Urbanismo), juntamente com as Diretorias da FeNEA.

Qualquer estudante, Centro ou Diretório Acadêmico pode candidatar sua faculdade para sediar um SeRES. Basta ter um comparecimento regular nos Conselhos Regionais (CoREAs) da Regional SP, para que se tenha um acompanhamento do quem vem sendo discutido na gestão e para que se obtenha conhecimento de como ocorreram os Seminários anteriores.

Ajude a estimular e difundir a importância de um comportamento social por parte dos estudantes, os futuros arquitetos e urbanistas!

Organizar um SeRES é um processo coletivo, então desde já ajude a Regional SP a montar o próximo seminário. Participe do grupo de emails da Regional e dos Conselhos, opine, cobre do seu Centro ou Diretório Acadêmico. Buscar uma melhor qualidade das nossas instituições de ensino é dever, não só para o nosso próprio proveito, mas para o das gerações que ainda virão.

Para entrar em contato é só escrever para saopaulo@fenea.org

E para fazer parte do Grupo de emails da Regional envie um email para: fenea_regsp-subscribe@yahoogroups.com

Ou acesse: http://groups.yahoo.com/group/fenea_regsp/

Próximo SeRES

Tá afim de participar de um SeRES???
E que tal construir o próximo SeRES??? Vamo aê!!??


É tempo de esquentar os tamborins, pois nesta gestão a necessidade de haver um SeRES é cada vez mais crescente!

Não haverá SeRES neste ano de 2009, mas sua necessidade é cada vez mais crescente.


No final de gestão anterior, durante o IV CoREA SP de transição em Campinas, contando com o interesse dos estudantes e Centros e Diretórios Acadêmicos em organizar este seminário em sua cidade, hove a manifestação por parte dos estudantes de três CAs/DAs/Faculdades (Escola da Cidade, UNESP Bauru e UNICAMP).

A decisão de qual será a próxima cidade a sediar o SeRES da Regional São Paulo será no II CoREA SP - Delegados da gestão 2009/10 na cidade de Bauru entre os dias 12 e 14 de Março de 2009.

Organizem-se, candidatem-se, incentivem... Participe!!!

Comments