Apresentação:
O XIV SeNEMAU Vitória 2010 – Seminário Nacional sobre Escritórios Modelo de Arquitetura e Urbanismo - acontecerá entre os dias 20 e 26 de Julho. Está sendo realizado pelo Célula EMAU – UFES e por uma Comissão Organizadora.
O seminário tem como temática: do Singular ao Coletivo. Entendemos singular como o sujeito que existe a partir das relações com os outros e com o espaço, através da afirmação das suas diferenças e do encontro de suas afinidades. Assim, o SeNEMAU 2010 vem com a intenção de unir os singulares, afirmando suas diferenças e dessa forma propiciar o coletivo criativo, vivo, propositivo e participativo. Para então, através do desejo e da ação em comum sermos capazes de mudar a realidade existente.
Este seminário tem como objetivo promover o contato do estudante com uma comunidade sem acesso a produção formal da cidade e da arquitetura, por meio de atividades práticas e assim propiciar uma nova alternativa de aprendizado. Além da troca de experiências, debates e orientação para criação de novos EMAUs.
A programação conta com atividades que promovem, durante 07 dias, uma experiência coletiva de troca e aprendizagem, tais como a amostra de trabalhos dos EMAUs, palestras, mesas redondas, vivências e intervenções em espaços definidos pela própria comunidade.
Pretendemos articular a interação e interlocução entre estudantes e comunidade a partir de vivências e das intervenções nos espaços coletivos dos bairros de Jaburu, de Floresta e de São Benedito do município de Vitória, ES, que fazem parte do Território do Bem - onde o Célula vem atuando com trabalhos de extensão desde 2008. Definimos esses espaços como locais edificados ou não, tanto de passagem como de permanência que se destinam a um uso coletivo e de encontro, interação, convívio e lazer. E assim, a proposta é que a vivência, a intervenção e até mesmo o próprio SeNEMAU não seja o objetivo final, mas que faça parte do processo de uma aproximação efetiva e afetiva entre os estudantes e a comunidade. Que seja o comum, como um encaixe entre os singulares para assim chegarmos ao Coletivo.
Essas atividades se justificam pela necessidade de um envolvimento de estudantes de arquitetura e urbanismo com a prática da extensão e da profissão. Essa forma de extensão é importante na formação do ensino dos estudantes de arquitetura. Reconhecida pelo MEC, através da RESOLUÇÃO Nº 6, DE 2 DE FEVEREIRO DE 2006, que sugere a instauração dos Escritórios Modelo dentro dos Departamentos de Arquitetura e Urbanismo como prática de extensão.
Além disso, o seminário discute o papel social do arquiteto e urbanista frente à nova conjuntura nacional, voltada à habitação social, com programas como o FNHIS (Fundo Nacional de Habitação de interesse Social), o Minha Casa, Minha Vida e a LEI DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA (LEI Nº 6981, DE 2006), que regulamenta em seu artigo primeiro “o direito das famílias de baixa renda à assistência técnica pública e gratuita para o projeto e a construção de habitação de interesse social, como parte integrante do direito social à moradia previsto pelo art. 6º da Constituição Federal”. O Seminário cria espaços para estas discussões sabendo a importância da adaptação dos profissionais de arquitetura e urbanismo a essas novas realidades.
Para desenvolver essa proposta o Seminário tem articulado com empresas, instituições, profissionais, alunos, moradores e lideranças comunitárias para sua realização.
E assim, convidamos a todos que tiverem interesse de participar na construção desse Seminário e na troca de experiências entre estudantes e comunidades a fazerem parte deste momento - 20 a 26 de Julho, 2010, Vitória, ES.
Contatos:
1. site: www.senemauvitoria2010.blogspot.com/
2. e-mail: senemauvitoria@gmail.com
3. Célula Emau –Ufes : www.celulaemau.blogspot.com |