Sul
3º CoNEA Brasília
FeNEA | Regional Sul

A Regional Sul é composta atualmente por 93 escolas de Arquitetura e Urbanismo dos estados do Paraná, Santa Catarina e Paraná.

Seu trabalho vem se baseando na ampliação do contato com os CA's/DA's (Centros e Diretórios Acadêmicos) de maneira que se possa ter maiores informações do que acontece em cada uma das escolas, e ampliar as discussões nos Conselhos.

Nas escolas onde não existem CA's/DA's, a principal meta é fazer com que os estudantes se organizem para lutar por seus direitos. Outro ponto fundamental é a articulação de novos EMAU's, os Escritórios Modelo de Arquitetura e Urbanismo, em conjunto com o trabalhos desenvolvidos com os já existentes.


Os CoREAs - Conselhos Regionais de Entidades Estudantis de Arquitetura e Urbanismo - são eventos periódicos que tem um caráter maior de articulação entre a diretoria, as ComOrgs e os Centros e Diretórios Acadêmicos, de forma que eles se estruturem e possam levar as discussões da Federação para os estudantes que representam.


I CoREA Sul - Erechim - RS
Entre 9 e 12 de fevereiro de 2017

O próximo Conselho da Regional Sul acontece em Erechim, no Rio Grande do Sul, onde, além dos espaços sobre o movimento estudantil, estará em pauta discussões sobre a organização do EREA Chapeco - SC.

Maiores informações sobre o I CoREA Sul Erechim:
 

Faculdades

Catalogamos todas os cursos de Arquitetura e Urbanismo da Regional Sul e hoje somos compostos por 93 cursos. Para ter acesso a lista completa, incluindo os Centros e Diretórios Acadêmicos e EMAUs, acesse a Lista de Faculdades.

https://www.google.com/maps/d/viewer?ll=-27.43029,-50.185547&ie=UTF8&msa=0&spn=9.898159,19.6875&z=6&hl=pt-BR&mid=zPE9aBKOUW0w.kDeV-1OVg8BU


O SeRES Sul 2014 foi realizado em Pelotas de 30 de outubro a 04 de novembro, pensado a partir do calendário de atividades da FAUrb, da UFPel e da FeNEA.

Organizar um SeRES é um processo coletivo, que vem sendo planejado desde o início do ano, por meio dos alunos e com o apoio do centro acadêmico com o objetivo de buscar uma melhor qualidade na nossa instituição de ensino. O seminário é aberto aos alunos, professores, servidores e todos os dispostos a contribuir, através de debates, palestras e oficinas ministradas por educadores e profissionais das diversas áreas do conhecimento, criando uma oportunidade de integração entre toda a comunidade acadêmica.

 

Nos dias 08 a 11 de novembro de 2012, aconteceu na cidade de Blumenau/SC o SeRES BNU. O SeRES (Seminário Regional de Ensino Superior) é um dos projetos da FeNEA onde estudantes se reúnem para discutir sobre o ensino do nosso curso dentro e fora das nossas universidades. Através de Palestras, Mesas Redondas, Oficinas e Visitas Guiadas, a CoSeRES proporcionou um espaço crítico para que os participantes pudessem desenvolver um olhar crítico sobre o ensino que lhe és proposto. Contamos com a presença de Professores e Profissionais renomados nacional e internacionalmente na nossa área de atuação que junto com os estudantes construíram momentos de grande valia para o crescimento do movimento estudantil e consciência sobre o ensino superior no país. Ficou interessado nas discussões? Bacana!! Clique aqui e acesse o arquivo Google Docs, lá tem o Relato On line das atividades. 


Maiores informações sobre o SeRES BNU
SeRES BNU no Facebook | Blog do SeRES
 

Encontros são os maiores e mais conhecidos projetos idealizados, organizados e promovidos pela FeNEA, possuem um caráter amplo por abordarem temas relativos a Arquitetura e Urbanismo, assim como seu ensino, pesquisa e extensão. 

Eles têm como principal objetivo promover a troca de experiências e o debate entre os estudantes de arquitetura e urbanismo do país, e por serem momentos de grande concentração de pessoas, o resultado desse convívio não poderia ser diferente: um grande diálogo vivo, frutífero e aberto entre os diferentes estudantes e suas diferentes culturas e realidades.


XXXV EREA Sul - Chapeco - SC
Entre 18 e 23 de abril de 2017

O próximo encontro acontece na cidade de Chapeco, em Santa Catarina, seguindo o rodízio dos três estados. A comissão organizadora teve o seu projeto escolhido pelos estudantes presentes no ENEA São Paulo, devido a ausência do EREA Sul no ano de 2016 .

 Maiores informações sobre o EREA Chapeco:


Você já conhece o projeto EMAU?


EMAU significa Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo e é um projeto de Extensão Universitária unida à pesquisa e ao processo de gradação. Esse escritório surge da discussão a respeito da vivência e das práticas dos estudantes de Arquitetura durante a graduação, com a finalidade não só de completar a educação universitária, mas também para afirmar um compromisso com a realidade social da comunidade onde a universidade está inserida.


A Regional Sul conta hoje com cerca de dez escritórios modelo em funcionamento e vários outros começando ou retomando suas atividades. Que tal saber um pouco mais sobre os EMAUs e, quem sabe, abrir um na sua faculdade? Você pode também conversar com os membros dos EMAU's existentes e tirar dúvidas entrando em contato com eles.


AMA - Ateliê Modelo de Arquitetura
fb.me/emav.ufrgs
http://fb.me/emauquintoartigo


   

Os Diretores são responsáveis por organizar as demandas e atividades da Regional Sul, trabalhando em âmbito local nos estados do sul e também no resto do país. Junte-se a nós na construção da nossa regional e conheça as caras que formam a nossa atual gestão (2014/2015)!