POEMA

O POEMA - Projeto de Orientação a Escritórios Modelo de Arquitetura e Urbanismo começou a ser concebido em meados dos anos 1990, com o objetivo de orientar a criação e manutenção dos EMAUs - Escritórios Modelo de Arquitetura e Urbanismo. Sua construção foi realizada pelos Escritórios Modelo já existentes e por estudantes interessados nesse projeto, para que o mesmo fosse uma radiografia das atividades dos EMAUs, contendo seus princípios, ações e relações com as comunidades. Desse trabalho surgiu o SENEMAU - Seminário Nacional sobre Escritórios Modelo de Arquitetura e Urbanismo (mais informações no link Seminários), no ano de 1997, como mais um instrumento de articulação dos EMAUs e construção coletiva do POEMA.

Hoje, o POEMA é uma realidade, onde os estudantes interessados em realizar atividades por meio dos EMAUs podem se orientar mais facilmente. No entanto, o POEMA é um projeto contínuo, que acompanha a dinâmica de transformações nas comunidades e na Universidade, transformando-se e adaptando-se às diferentes realidades e sempre aberto a novas contribuições, para que melhore cada vez mais e consiga ajudar os EMAUs efetivamente.

Atualmente o POEMA passa por revisão desde 2019, após de mais de dez anos de existência, onde a Federação e os EMAUs que fazem parte das entidades de base auxiliam na atualização deste documento, pois como foi falado anteriormente O POEMA é resultado do acúmulo de experiências práticas dos EMAUs e é baseado em um longo processo de discussões e trocas, por isso a necessidade dessa revisão para melhor se adequar com a atuação e realidade dos Escritórios Modelos. 

 

O POEMA está disponível para download, é só clicar AQUI, caso queria apenas visualizar, clique AQUI. A última versão revisada é da gestão 05/06, e a Carta de Definição é a que foi aprovada na plenária final do ENEA Florianópolis, em 2007.A versão que ainda se encontra em revisão pode ser encontrada AQUI.

Além disso do POEMA, a FeNEA com parceria de alguns EMAUs ligados a nossa Federação disponibiliza um drive compartilhado com acesso a alguns estatutos que podem ser utilizados como referência. (COLOCAR UM LINK DO DRIVE DA PASTA, DE PREFERÊNCIA APENAS COMO LEITOR).

  • SOFÁ(Retirado do arquivo do POEMA que se encontra em revisão)
     

O Projeto Sofá visa o encontro e a troca de experiências entre os EMAUs (ao clicar levar para a página referente a o EMAU) ou grupos interessados que possuem uma relativa proximidade geográfica, possibilitando uma articulação e fortalecimento dos vínculos das redes de contato. O termo "sofá" surgiu da ideia de recepção e acolhimento entre os coletivos, onde um EMAU sede seu sofá para o outro. 

A organização e proposta de Sofá é feita pelo EMAU anfitrião, e o caráter do evento é livre em sua estruturação, podendo ser mais internalizado em suas atividades, como uma reunião e debates, até uma composição de programa mais externo, com a participação de convidados e contato com as comunidades locais. A multiplicação de conhecimentos que nascem desta articulação coletiva, trazem a possibilidade de fortalecimento dos Escritórios Modelos participantes e muitas vezes também fornecem o suporte necessário para a fundação de novos EMAU’s de grupos que estejam presentes e tenham essa intenção.